A Ignição – Centro Social da Musgueira

11 Abril 2021 / By admin

Quando iniciámos o projeto de comunicação inclusiva – ainda com o nome de Banco Social de Comunicação – pensámos logo em submeter uma candidatura ao programa de financiamento da Câmara Municipal de Lisboa BIP/ZIP.

Na altura, estávamos envolvidas na comunicação do Festival de Telheiras, promovido pela associação Parceria Local de Telheiras, da qual éramos voluntárias. Contactámos o presidente da associação, Luís Pereira – o nosso conselheiro e parceiro extraordinário, cujo apoio e conhecimentos foram absolutamente imprescindíveis e sem o qual a Sempre Ligados certamente não existiria – para debater a possibilidade de concorrer ao BIP/ZIP, sabendo de antemão que Telheiras não era um bairro prioritário (para uma instituição se poder candidatar ao BIP/ZIP tem de estar situada nos bairros ou zonas de intervenção prioritárias ou ter como parceiros instituições locais).

Na sua eterna generosidade, o Luís, fez a ponte para o Centro Social da Musgueira, e para a pessoa responsável pelas candidaturas da instituição, Constante Rodrigues.

O Constante aceitou receber-nos. Lembro-me que ficámos espantadas com as instalações do Centro Social da Musgueira. A instituição tem diversas valências: mediateca, ATL, jardim de infância e centro de dia. Um espaço moderno e vibrante, equipado com campo de jogos coberto, biblioteca, sala multimédia e bar, que se distingue pela forma exímia como dá apoio a crianças e jovens na ocupação de tempos livres, mas também ao nível académico e acima de tudo pessoal.

Na altura, um verdadeiro “oásis” dentro do bairro.

E assim, duas miúdas cheias de sonhos e com um projeto bem definido, sentaram-se à frente do Constante e disseram que queriam submeter uma candidatura ao BIP/ZIP na área da comunicação. Algo que ajudasse as pequenas associações de base local a terem mais notoriedade, sempre com o objetivo principal de garantir a sua sustentabilidade.
O Constante reconheceu esta necessidade das associações, tendo de imediato sugerido o desenvolvimento de uma App– estava feita a ignição da Sempre Ligados!

Desde esse momento embrionário, tudo aconteceu de uma forma muito rápida e, francamente, mágica. Estávamos em Abril de 2016, saímos do escritório do Constante e começamos a pensar no que podíamos desenvolver. Surge-nos a ideia de, num só local, termos toda a informação sobre o trabalho e serviços que as instituições desenvolvem e que rodeiam os utilizadores, numa ótica de reciprocidade e cooperação entre pessoas e instituições.

Colocámos afincadamente as mãos à obra, e em Maio concorremos ao BIP/ZIP como parceiros informais do Centro Social da Musgueira, tendo na elaboração da candidatura contado com o precioso apoio do Luís Pereira.
Em Junho, ganhámos a nossa primeira candidatura, e não parámos desde então!

5 anos volvidos, numa altura em que a Sempre Ligados continua o seu caminho de crescimento sustentado e começa a afirmar-se enquanto associação de referência nas áreas da comunicação e da sustentabilidade social, não conseguimos deixar de olhar para trás e agradecer a quem, nos abriu as portas para esta viagem.

Obrigada, Constante.

Sem a tua gentileza, simpatia e disponibilidade para partilhar os teus conhecimentos sobre o território da Alta de Lisboa, bem como o inestimável apoio da instituição que representas, estaríamos certamente mais pobres.

Agradecemos a tua inteligência, leitura de situações, resolução de desafios e acima de tudo, por à distância de uma mensagem, estares sempre presente e fazeres parte integrante – e fundamental – da construção deste projeto.

Estamos Ligados !!